Corsa B Eco - Principais problemas - Soluções temporárias e reparações
Decidi criar este blog com o objectivo de falar um pouco acerca deste carro e dos principais problemas com que me deparei durante 4 anos. Usando como exemplo o meu carro, de 1997, com 20 anos, 230 000 km registados no Odómetro onde eu fiz 100 000 km.
Sendo este o meu único e primeiro carro, a utilização que lhe dou é excessiva. Todos os dias dou à chave, mais que uma vez. Faz cerca de 30km por dia. Mas já fez mais. Muito mais. Já fiz viagens de 500km com este carrinho! E hoje arrependo-me, pensava eu que se andasse devagar, evitasse buracos, trocasse a água, o óleo e filtros, este ia durar eternamente porque o estimava muito. Mentalidade de jovem louco e aventureiro, o que se há de fazer?
Este carro, apesar de ter pouca electrónica e os sistemas mecânicos serem simples, também falha.
Como este é o meu único carro, tive que em plena estrada fazer diagnósticos e arranjar soluções temporárias para prosseguir viagem algumas vezes.
Todas as sugestões e resoluções que possa apresentar aqui, são meramente informativas e se as colocar em prática, sabe que é por sua conta e risco:
Principais problemas com que se podem deparar e ter em atenção:
Cuidado com os sensores!
Este motor está equipado com vários sensores, Sensor da árvore de cames, sensor da cambota, sensor de velocidade, sensor da temperatura.... se algum sensor falhar, o carro pode não pegar! A luz do motor liga no quadrante quando fica registado o sensor que falhou. Para conseguir ler os erros deste carro, vai precisar de um OP-COM e do software que funciona em Windows XP.
Durante estes 4 anos, o sensor da árvore de cames falhou. O carro não pegava a quente. Na altura, ainda não percebia nada de carros, quanto mais de sensores. Foi a partir desta primeira avaria, em que gastei cerca de 100€, que comecei a estudar o carro que tinha adquirido tanto mecanicamente como electronicamente para conseguir me safar sozinho ( ou tentar ).
Esta avaria pode ser resolvida com a substituição do sensor ou, caso seja um cabo quebrado, apenas terá que remendar o cabo ou comprar um novo. Caso esteja parado na estrada e precisa de prosseguir viagem, espere um pouco que o carro arrefeça. A próxima vez que der à chave, lembre-se que não o pode desligar por um pequeno intervalo.
Cuidado com as válvulas!
Além dos sensores, o carro está equipado com válvulas. Válvula idle, válvula EGR, válvula de retenção combustível... enfim. A mais problemática é sem dúvida a EGR. Esta válvula, com a utilização, vai formando e acumulando carvão. Se esta válvula bloquear, o carro pode custar um pouco a pegar, pode pegar e ir logo abaixo, pode acelerar e o carro parecer hesitar ( sensação muito irritante ) e o ralenti pode estar instável.
Geralmente, uma boa limpeza a esta válvula, seguido de uma verificação à água do sistema, costuma resolver o problema. Uma válvula nova pode custar 300€, portanto, pode verificar a grande poupança que faz se colocar mãos à obra! Caso não tenha tempo para a limpar ou está no meio da estrada com problemas de ignição ou soluços que impossibilitam de qualquer forma a condução, considere desligar a ficha da EGR temporariamente. Não aceite isto como uma reparação visto que o carro vai gastar mais combustível. Terá mesmo que a limpar ou substituir.
Algo que também costuma acontecer nesta válvula, é esta apodrecer na extremidade onde se liga o tubo da água. Acaba por perder muita água por aí e uma solução temporária, pode ser a colocação de silicone de alta temperatura. Outra forma é cortar essa extremidade e soldar outra. Caso não tenha condições para isso, pode sempre colocar um tubo dentro da mangueira e colocar a outra ponta dentro da ponta podre e tentar de certa forma fazer uma união, usando silicone de alta temperatura e braçadeiras. Considere também a substituição por uma válvula da sucata.
Outra válvula problemática é a válvula idle, que controla o ralenti. Esta válvula tem como função controlar a quantidade de ar que entra no motor enquanto não estamos a carregar no acelerador.
Se esta válvula apresentar problemas, pode ter dificuldade a colocar o carro a trabalhar, tendo que carregar ligeiramente no acelerador para este pegar e/ou manter alguma pressão no pedal do acelerador sempre para ele não ir abaixo. Pode também estar a conduzir e o carro falhar ou parecer hesitar. As rotações também podem disparar sem carregar no acelerador.
O ideal será a substituição desta válvula quando apresenta problemas, mas para já, eu tenho esta avaria e estou a conseguir conduzir visto que só hesita um pouco às vezes apenas. È apresentada a luz do motor no quadrante.
Cuidado com as bombas!
Não me refiro aos carros de alta cilindrada, mas antes às bombas de trabalho existentes neste carro. Bomba de combustível, bomba de água, bomba do óleo.... A mais problemática é sem dúvida a bomba de água. Quando esta bomba falha ( pode ser a "hélice" interior, mas geralmente é o rolamento exterior que gripa e a água sair por esse rolamento ), só consegue andar com o carro uns minutos a frio. Quando me aconteceu, só usava o carro para ir para o metro a alta velocidade. Contava os minutos enquanto olhava para a temperatura no quadrante. Sempre que chegava, o motor atingia 100º. Desligava imediatamente o carro. Andei assim uns meses para não gastar dinheiro numa bomba nova.
A substituição desta bomba dá trabalho neste modelo. Tem que desapertar um apoio do motor para lhe conseguir aceder! Porquê Opel? Podiam facilitar. Ah e se um dia precisar de trocar a correia de acessórios, prepare-se para fazer o mesmo. Desapertar o apoio do motor implica apoiar o motor num macaco hidráulico visto que este deixa de ter apoio do lado esquerdo e por sua vez a força exercida sobre os parafusos é imensa, então para os remover será recomendado levantar ligeiramente o motor para facilitar a remoção ( alivia alguma tensão nos parafusos e assim o motor também não descai ).
A bomba de combustível também me falhou! Pensava eu que esta também era imortal. Fiquei sem carro durante um bom período. E também aprendi.
Estava com o carro na reserva e fui colocar 5€ de gasolina. Dei à chave e o carro não pegava. Após várias tentativas, lá pegou e aflito, às 3 da manhã, fui a correr para casa com medo que me falhasse pelo caminho. Era um dia da semana, estava exausto e o que eu mais queria era ir descansar. Assim foi, escusado será dizer que quando acordei não tinha mesmo carro.
Fiz uma grande asneira, estas bombas de combustível precisam de ser refrigeradas e é o próprio combustível que as refrigera. Como tinha muito pouco combustível, a bomba acabou por aquecer, o que fez com que ela colasse. Se algum dia isto lhe acontecer, pode sempre tentar dar umas pancadas fortes na bomba de combustível, em baixo do assento traseiro, do lado do passageiro. Se puxar o banco por baixo, este abre e vai ter acesso a uma tampa de plástico preta, use uma chave de parafusos e espete a chave por entre as frinchas dessa tampa e force para cima, a tampa vai sair. Dê umas pancadas valentes na chapa que está a ver com uma ficha eléctrica. Depois dê à chave e veja se pega. Se pegar, vá à sua vida, mas não se esqueça que continua com a avaria. É apenas uma solução de emergência, para se desenrascar.
Buzina
A buzina, como está em contacto constante com a chuva e o vento, acaba por apodrecer os fios eléctricos e a ficha. Caso algum dia a buzina deixe de tocar, verifique as ligações onde a buzina se encontra.
Temperatura exterior no painel informativo
È normal também, um carro com esta idade, não apresentar a medição de temperatura no painel informativo. Faça como a buzina, verifique as ligações ao sensor que se encontra instalado na frente do carro, mesmo no centro. É frequente estes cabos e os conectores também apodrecerem. Fiz novamente as ligações e já tenho o sensor a funcionar.
Água na mala do carro
Verifique os tubos de drenagem do teto de abrir que se encontram nas laterais da mala. Tire as duas tampas de plástico existentes nas laterais da mala e vai logo ver os dois tubos. Puxe os dois tubos para cima. Vão sair, verifique se se encontram obstruídos com alguma sujidade.
Verifique a tampa da bomba de combustível. Esta tampa, tem uma borracha na dobradiça. Esta pode não vedar devidamente e a água acaba por cair na mala.
Verifique se as borrachas dos vidros laterais traseiros estão a vedar devidamente.
Verifique as borrachas dos faróis traseiros.
Verifique a borracha existente na antena.
Verifique a borracha que se encontra a toda a volta da entrada da mala.
Água no lado do passageiro
Verifique uma borracha que se encontra ao lado esquerdo da bateria. Esta pode estar ressequida e muitas vezes, só o facto de girar um pouco esta borracha, faz como que ela fique a vedar novamente.
Se o problema se mantiver, verifique se a borracha onde o ar entra para o habitáculo, entre o vidro e o motor, se não se encontra ressequida. Silicone pode ajudar.
O problema ainda se mantém? A água cheira a água do radiador? Mau sinal! O radiador da sofagem está com uma fuga. Uma solução temporária, pode ser desconectar os dois tubos de água que vão para o habitáculo ( encontram-se atrás do motor ) e ligar estes dois com um tubo PVC. Assim, a água nunca vai para o habitáculo. No entanto, fica com o radiador desactivado. Não terá ar quente. Andei assim durante uns bons meses, até chegar o inverno, aí senti falta e tive que arranjar.
Escape
Em 4 anos, já coloquei 2 escapes novos. Este carro come escapes. Não me perguntem porquê. Eu penso que é devido a este motor que vibra muito por ser de 3 cilindros e a formação de vapor de água que é constante.
Lâmpadas
Hoje a lâmpada do farolim do lado direito queima, amanhã é uma lâmpada da sofagem ( chauffage ), depois é um mínimo. Enfim. Muito fraquinho de electrónica. Comprei-o sem luz de matrícula.
Quando tirei a tampa de plástico para trocar a lâmpada, encontro verdete nos contactos. Uma simples limpeza resultou. A lâmpada ainda é a que vinha com o carro.
Vedantes
Existem vedantes que ao longo do tempo se vão deteriorando, visto serem de borracha. E alguns, muito importantes.
Os mais críticos são o vedante da EGR, o vedante da corrente e o vedante da cabeça do motor. Já tive problemas nos 3.
Quanto ao vedante da EGR, é fácil resolver, pode-se utilizar silicone de alta temperatura ou verniz.
O vedante da cabeça do motor tem como função evitar que o óleo vá para a bobine de ignição. Esta bobine, produz faíscas perto de 30 000 volts, por isso, tenha cuidado quando a manusear. Deverá desligar os pólos da bateria e desligar a ficha eléctrica caso tenha que a retirar para limpar os restos de óleo que se depositaram em torno das velas.
O vedante mais preocupante é mesmo o vedante da corrente. Terá mesmo que ter acesso à corrente para trocar este vedante. É um trabalho cansativo e longo. Parafusos com esta idade já não querem sair, provavelmente muitos problemas lhe vão aparecer. Para conseguir resolver este problema, tive mesmo que pedir ajuda a um conhecido. Uma pessoa apenas, sem as ferramentas adequadas, sofre um bocado a trocar este vedante. O resultado da falha deste vedante é muito grave. Fica sem carro. A água mistura-se com o óleo, cria o tão famoso "café com leite" e o motor tende a afogar-se em tanta água que é "depositada" no motor. Um motor não pode girar sobre água por isso já dá para ter uma ideia da gravidade.
Pala do teto de abrir
Se abrir o teto de abrir, vai verificar que existe uma chapa dobrável. Essa chapa tende a apodrecer com o tempo. Comprei o carro com essa chapa completamente podre. Recomendo a remoção dessa chapa. Se não a remover, os pedaços de ferrugem vão certamente entupir os buracos e tubos de drenagem da água que cai nas calhas. Eu estava com tanta dificuldade em a remover que acabei por partir os apoios desta. Foi directa para o lixo e a seguir fiz uma limpeza completa às calhas e verifiquei todos os tubos de drenagem.
Segurança
Se os seus amortecedores não estão nas melhores condições, então prepare-se para gastar dinheiro nuns bons pneus. Este carro, com os amortecedores em mau estado e com pneus de marca branca, tende a fugir em todas as direções a apenas 50km /h. Por isso, cuide da sua segurança e invista nuns bons amortecedores e pneus.
Cabo do travão de mão
Este cabo, está também em contacto permanente com a água da estrada, o que faz com que ele apodreça facilmente. Faça sempre uma inspeção ao cabo na parte de trás do carro. O cabo costuma quebrar entre os dois pneus de trás.
Gases
Este carro ao fim de algum tempo acaba reprovado na IPO devido sobretudo ao catalisador e a toda a admissão que fica suja. Só fazendo limpeza é que finalmente é aprovado.
( Em atualização )
Boa tarde,
ResponderEliminarO meu nome é Alcides, e comprei uma dessas maquinas do tempo x10xe e o meu problema já começou desde inicio agua no oleo do motor, distribuição toda mudada valvulas filtros , vedantes, velas, alias para resumir fiz tudo e mudei tudo menos na egr não foi mexida ainda, mas o carro quando aquece as rotações andam sempre no top 2000/3000, já mudei juntas do bloco de admissão , mudei o bloco de admissão e nada tudo na mesma irritação continua, ultima analise foi falta de compressão, agora se me puderes ajudar numa solução ou numa ajuda , eu agradecia , abraço amigo
Boa tarde,
ResponderEliminarObrigado pela partilha.
Tenho um corsa 1.4 a gasolina também de 97 e há uns tempos num dia de muito calor a ventoinha não disparou num infindável para arranca e quando finalmente consegui parar o carro deitava a agua fora pelo reservatório tal era a temperatura/pressão da mesma.
O primeiro mecânico que visitei disse-me que a junta da cabeça do motor tinha queimado mas achei estranho uma vez que foi a unica vez que o carro aqueceu assim de tal forma e continuava a suspeitar que o problema estava na ventoinha que ora dispara or nao dispara ...
Uma vez que o carro continuava a andar bastante bem e não conseguia ver os famosos sinais de junta da cabeça queimada como oleo cafe com leite ou manchas de oleo na agua pus o carro noutra oficina e depois de fazerem um teste a junta da cabeça disseream-me que esta está boa e o problema é na bomba de água que deve estar avariada e não faz circular a agua pelo sistema de refrigeração, e que por esse motivo é normal que a ventoinha não trabalhe ás vezes ... lembra-se se a sua ventoinha trabalhava?
Se o problema fosse na junta provavelvelmente não ia arranjar o carro porque embora goste muito dele e o estime já tem 23 anos e quase quase 180 mil km´s mas assim sendo acho mesmo que vou aproveitar e trocar a bomba de agua e o kit da distribuição.
Depois de ter trocado a bomba da agua do seu carro mais alguma vez teve problemas de aquecimento?
Cumprimentos,
Francisco
Boas o meu corsa 1.0 12v hj de manha não queria trabalhar. Dei a chave pegou bem mas depois engasga-se é vai abaixo acelerar ainda faz o carro ir abaixo mais depressa. Qual será o problema?
ResponderEliminarO sensor que está atrás da borboleta
EliminarBom dia, tenho um corsa b de 1995 1,2 de 45 cv e por vezes fica com relanti nas 1200 rotações já depois do motor quente e se acelero o motor vai abaxo. depois de o desligar algumas vezes e se as rotações baixarem para normais já fica a funcionar bem. É uma avaria que acontece de vezes em quando. Alguem me sabe dizer a possivel avaria?
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